quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Gasolineiras

O preço dos combustíveis voltou mais uma vez a subir. Alias, subiu até cerca de 2 cêntimos/L na semana antes do ano novo. Ano novo.. vida igual, subiu mais uma vez o preço dos combustíveis em Portugal, sendo que relativamente com a nossa vizinha Espanha, há casos que o preço da gasolina e gasóleo tem uma diferença de 30 (TRINTA) cêntimos.

Ao contrário do que muitos das gasolineiras e do que vem veiculado na Comunicação Social,o preço do barril de petróleo tem tido algumas descidas. O que também não se diz, é que existe mais do que um mercado dos preços de Petróleo, ou seja, muitas vezes nos EUA o preço sobe, no entanto, o nosso petróleo de referencia é o BRENT que vem do Reino Unido. Ou seja, nem sempre somos (devíamos...) ser afectados pela subida do preço do barril. Ainda mais!! Acham que mal o preço sobe, nos devemos suportar logo os custos? Acham que mal os senhores comprar o barril ele vai directamente para os postos de combustível? Não... O petróleo que estamos a utilizar foi vendido em média à 6 meses, ou seja, sempre que o preço do barril aumenta o preço dos combustíveis também aumenta, no entanto, (quando ele baixa raramente o preço baixa..) o barril foi comprado 6 meses antes, porquê subir logo se o que nos está a ser vendido foi adquirido a outro valor?
Actualmente o preço de referência está em 1,318 euros, enquanto o preço da gasolina ronda os 1,513 euros por litro. No entanto, os revendedores optam por praticar valores mais caros. De salientar que desde o 3º trimestre de 2008 que temos o preço mais elevado de toda a União Europeia.
Não será que chegamos a um limite que é necessário voltar a tabelar o preço dos combustíveis? Quando irá ser criado o "gasóleo/gasolina profissional" ?

Deixo aqui uma ferramenta que pode ser útil para poupar uns cêntimos, aproveitem.
http://www.maisgasolina.com/comparador-preco-combustiveis/

fonte[http://economico.sapo.pt/noticias/40-mil-prometem-protestar-contra-preco-da-gasolina_107992.html]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Divertido, Interessante, Bela Merda