terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Presidenciais 2011

Segundo as últimas sondagens da Marktest para o Diário Económico e para a TSF o Dr. Cavaco Silva chega aos 78.3% sendo assim eleito à primeira volta.
Sem a menor dúvida serei um de muitos portugueses a votarem no Dr. Cavaco Silva. Por vários motivos, parece-me um dos (poucos?) políticos sérios portugueses, tem experiência politica, conhecimentos económicos, provou nesta legislatura que sabe lidar com causas fracturantes, apesar de exercer uma "cooperação estratégica" não se esconde e parece ser o único capaz de dialogar tanto com PS ou PSD, os dois eternos "partidos de poder". Muito podia ser escrito comparando os candidatos um a um e demonstrar-vos o porque do meu voto ir para o actual presidente mas não é isso que pretendo. Em primeiro lugar pretendo saber em quem e porque vão votar (os mais jovens ou que não possam votar, em quem votariam e porque)
Em 2º lugar pretendo alertar-vos para a seguinte questão: - "Para que serve um Presidente da República num regime Semi-Presidencialista?"
Neste sistema o Presidente da República é o chefe de Estado e das Forças Armadas mas.. não governa, pode "indultar e comutar penas, ouvindo o governo". Pode vetar Leis e assim ser um órgão que limita os poderes do governo.. Mas para que veta-las se elas voltam ao parlamento e depois são aprovadas e ele nada pode fazer? Criar estabilidade? Quantos governos existiram nestes anos de democracia? E mais, em 2004 o governo do Dr. Pedro Santana Lopes tinha uma maioria parlamentar (absoluta) e foi destituído sem motivo aparente (de salientar que a cor politica do partido da oposição e do presidente eram iguais). Para que serve um Presidente da República num regime como o nosso?



Fontes: [http://economico.sapo.pt/noticias/sondagens-dao-vitoria-a-cavaco-a-primeira-volta_107741.html] 3 janeiro 2011 23:50

Sem comentários:

Enviar um comentário

Divertido, Interessante, Bela Merda